Site paroquial - Tutorial


Publicação

Primeiramente a paróquia precisa definir o seu endereço, aquele pelo qual será reconhecida na internet; em seguida registra-se este endereço no órgão responsável no Brasil e depois a hospedagem no provedor.

No Brasil, o órgão responsável pelo controle de endereços é o Registro.Br. Neste devemos efetuar a pesquisa para sabaer se o endereço escolhido esta disponível, pois não podem existir dois iguais. Estando disponível pode-se então concretizar o registro (cadastro). Este serviço tem uma taxa anual entre R$ 25,00 - R$ 35,00. Será fornecido um "ID" que é a identificação da paróquia para o registro.

Com endereço definido, é necessário escolher um provedor de hospedagem; estes são empresas que mantém seus servidores 24h X 7 dias conectados a rede mundial, permitindo assim que os sites ali armazenados possam ser acessados por todos. Quanto maior e mais bem estruturada esta empresa, melhor a disponibilidade dos seus serviços, consequentemente melhor para o site ali hospedado.

Para este modelo de site proposto, o contrato de prestação de serviços com o provedor, poderá ser o plano mais simples disponível, pois não utiliza-se recursos que exijam maiores investimentos. Recomendamos o tipo de hospedagem "Windows". Este serviço tem uma taxa mensal entre R$ 15,00 - R$ 20,00. Será fornecido um "login e senhaID" que é a identificação da paróquia para o contrato.

Para publicarmos o site, as páginas ou arquivos que forem tendo alterações, utiliza-se o endereço de "FTP" fornecido pelo provedor. Este endereço é protegido por login e senha e deve ser mantido em sigilo para que outras pessoas não alterem o site sem permissão.

O endereço de FTP deve ser utilizado no navegador de pastas "Explorer" e não no navegador de internet (browser). A publicação efetivamente acontece quando copiamos arquivos do computador para o FTP, respeitando-se a estrutura de pastas do computador no FTP, por exemplo se no computador o arquivo esta em \agenda no FTP também deverá ficar em \agenda.